quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Coisas da terceira idade

Como principiante da terceira idade, resolvi praticar hidroginástica. Meu amigo João Renildo, natural de Santiago do Boqueirão, (terra também de ilustre cartunista amigo), gaúcho, que costuma, não sei porque razão, encher o peito e dizer: “sou do Rio Grande, tchê e o carreteiro que faço é de charque". Este meu amigo, que mora do Rio de Janeiro há mais de trinta anos, que não perdeu nada do sotaque e que não dispensa o chimarrão, nem mesmo quando a temperatura ultrapassa os 40ºC, contou-me a seguinte estória: certa vez, um gauchão daqueles da fronteira que já beirava os setenta anos de idade, foi levado a conhecer uma academia de natação, para fazer hidroginástica, como forma de combater as dores provocadas por uma artrite teimosa. Ao olhar para a piscina e ver a turma realizar os exercícios, comentou: Estoy fuera, não vou entrar neste caldo de velhas.
Como bom teimoso, resolvi eu mesmo pagar para ver. E não é que o gauchão observou bem o pedaço! A turma que freqüenta a tal da hidroginástica não cozinha na primeira fervura. Mas, ao entrar na água, para iniciar as aulas, senti uma certa satisfação, de estar contribuindo para baixar a média de idade dos praticantes. A única exceção é a instrutora, garota saradíssima, formada em educação física, que tem a mania de chamar, a todo o momento, a turma para acelerar a prática dos exercícios.
Tenho a impressão que, a exemplo dos adoçantes artificiais, a hidroginástica também faz aumentar o tamanho dos manequins. Não sei como se comporta a média de idade, mas a de diâmetro… A professora para animar a aula, chama, de maneira cativante, as digníssimas senhoras de “meninas”, a que se seguem invariáveis risinhos. Eu sou o único macho da turma e ainda não fui chamado de “garotão”, nem de meu jovem como normalmente ocorre nas feiras-livres do bairro. A propósito, na maioria das feiras do Rio de Janeiro, as jovens mamães são chamadas de “madame” e as senhoras mais velhas de “minha jovem”. Ou seja, a sabedoria mora na feira. Por isso, os psicólogos recomendam, com tanta insistência, às senhoras, irem à feira para comprar verduras e frutas que estas fazem bem à pele e à saúde em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário